O sistema PRONTU surgiu da experiência de gestores hospitalares a partir dos seguintes desafios:

  • Elevado percentual de glosas;
  • Erros do faturamento nas cobranças das contas hospitalares (cobranças indevidas);
  • Perda financeira por ausência de cobrança de itens utilizados;
  • Negociações desvantajosas por ausência de informações.

Este software auxilia os gestores das unidades privadas de serviços de saúde com informações estratégicas sobre a auditoria de conta, contratos, normas e glosas feitas pelas operadoras de saúde, a fim de aumentar o recebimento financeiro, melhorar os processos decisórios e apoiar às negociações.

Utilizando-se do padrão para Troca de Informações na Saúde Suplementar – TISS, estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o PRONTU analisa a conta faturada na linguagem de marcação XML/Schema antes do envio aos convênios, realizando uma auditoria eletrônica.

Além da conferência das tabelas negociadas nos contratos, nossa solução permite a inserção de normas capazes de identificar a ausência de itens que deveriam ser cobrados e as cobranças indevidas, tendo a prevenção de glosas como uma de suas características mais fortes.

No módulo inicial, todos os contratos que o serviço de saúde possui com as operadoras de saúde são cadastrados, permitindo aos gestores e auditores internos as seguintes funcionalidades:

  • Consulta aos valores negociados;
  • Busca de informações por palavras sobre cláusulas e normas de auditoria;
  • Obtenção de diversos relatórios gerenciais, tais como o comparativo entre os valores negociados pelos planos de saúde, que permite identificar quais são as negociações desvantajosas para o hospital e, assim, renegociá-las;
  • Simulações para análise da evolução dos valores (O PRONTU permite fazer simulações, utilizando um índice de referência que mede a inflação do setor – o da ANS, por exemplo – sobre uma taxa negociada, comparando sua evolução com este índice). Isto possibilita ao gestor perceber se a negociação feita nos últimos anos foi vantajosa ou não para sua instituição.
  • Recebimento de alertas automáticos sobre informações relevantes, tais como: data para aplicação do reajuste, data para envio da conta de determinado plano, data que o plano deverá realizar pagamento.

 

O PRONTU possui um modulo via celular, com acesso às informações gerenciais e vários dashboards, como por exemplo:

  • Indicador de conformidade das contas faturadas (permite a visualização da qualidade do faturamento das suas contas);
  • Média de dias gastos para envio da conta após a alta do paciente (quanto mais cedo a instituição enviar esta conta ao plano de saúde, mais rápido será o seu recebimento financeiro!);
  • Ticket Médio da conta faturada.

Todas as informações servem como insumos para aquisição de conhecimento através do uso de algoritmos de aprendizagem semiautomática e machine learning.

Assista ao vídeo sobre nossa solução